Revista Brasileira de Educação Cristã
https://rebeca.aecep.org.br/current
Revista Brasileira de Educação Cristã

Edição Atual

É com muita alegria que publicamos o primeiro número da Rebeca, a Revista Brasileira de Educação Cristã. Este periódico visa ser um espaço de reflexão cristã a respeito de educação cristã, tanto no âmbito teórico quanto no prático.

Este volume consta de cinco artigos abrangendo coordenação pedagógica, mentoria, autoestima, cosmovisão, currículo e formação de professores.

No primeiro artigo, Carota e Rigotti analisam a relação de mentoria que pode ser desenvolvida na escola de AEP, tendo o princípio de aliança como base, proporcionando um corpo docente disposto a servir frutífero no campo de trabalho.

Magaldi, em seu artigo, vai explorar a autoestima do docente e como o lidar com seu emocional pode influenciar seu trabalho no magistério e a vida de seus alunos também. A autora ressalta a importância do professor na vida do aluno em todas as fases de seu desenvolvimento.

No terceiro artigo, Marconi pesquisa a cosmovisão mais comum em professores do ensino fundamental fase final, em escolas cristãs no Brasil. Os resultados da pesquisa demonstra que o naturalismo e o existencialismo são cosmovisões muito presentes entre os professores. Marconi faz sugestões de como proporcionar base sólida para o corpo docente na área de cosmovisão.

Rinaldi e Ribeiro afirmam que não há educação neutra e nem currículo neutro, portanto numa escola cristã, é imprescindível que a escola escreva seu currículo de acordo com a cosmovisão professada na escola.O artigo investiga a bibliografia sobre a identidade do currículo cristão e sua influência na vida escolar confessional.

O último artigo, de Carota e Forcetto, apresenta os resultados de uma pesquisa de campo com professoras para identificar a formação deles. Os autores comparam o resultado da pesquisa com a literatura produzida pela Aecep na formação acadêmica dos professores, ressaltando que a formação de cosmovisão acontece na educação continuada do docente e não em sua formação inicial.

Que você tenha uma leitura enriquecedora que leve você a refletir nas suas pressuposições, metodologia e prática educacional.

Dr. André de Souza Lima

Editor-chefe

Volume 1, Número 1, 2025 Julho

1(1), 2025 Julho

Pesquisa Bibliográfica

https://doi.org/10.5281/zenodo.15311771
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS RELAÇÕES COM O CORPO DOCENTE: APLICANDO A MENTORIA COMO FERRAMENTA NA ALIANÇA POR UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA Eliane Lovizotto Rigotti, Filipe Pimenta Carota mentor, formação, aliança

Pesquisa BibliográficaPrática Educacional
https://doi.org/10.5281/zenodo.15856991
A AUTOESTIMA DO PROFESSOR E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS EDUCANDOS Vera Lucia Furquim da Silva Magaldi identidade, caráter, vocação

Pesquisa BibliográficaEducação Emocional
https://doi.org/10.5281/zenodo.15856819
COSMOVISÃO ENTRE OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS CRISTÃS NO BRASIL Victoria Marconi Cosmovisão, Educação Cristã, Professores

Pesquisa BibliográficaCosmovisão
https://doi.org/10.5281/zenodo.15856852
A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO BÍBLICO EM UMA ESCOLA CRISTÃ Ana Beatriz Rinaldi, June Ribeiro Currículo cristão, educação, abordagem, Bíblia

Pesquisa BibliográficaCurrículo
https://doi.org/10.5281/zenodo.15609823
O DUALISMO E A IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO: COMO A COSMOVISÃO CRISTÃ SE DESENVOLVE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES? Filipe Pimenta Carota, Tânia Freitas Santos Forcetto Educador, Cosmovisão, Formação, Identidade.

Pesquisa bibliográficaFormação de professores

Rebeca

Share this page
Page Sections