É com muita alegria que publicamos o primeiro número da Rebeca, a Revista Brasileira de Educação Cristã. Este periódico visa ser um espaço de reflexão cristã a respeito de educação cristã, tanto no âmbito teórico quanto no prático.
Este volume consta de cinco artigos abrangendo coordenação pedagógica, mentoria, autoestima, cosmovisão, currículo e formação de professores.
No primeiro artigo, Carota e Rigotti analisam a relação de mentoria que pode ser desenvolvida na escola de AEP, tendo o princípio de aliança como base, proporcionando um corpo docente disposto a servir frutífero no campo de trabalho.
Magaldi, em seu artigo, vai explorar a autoestima do docente e como o lidar com seu emocional pode influenciar seu trabalho no magistério e a vida de seus alunos também. A autora ressalta a importância do professor na vida do aluno em todas as fases de seu desenvolvimento.
No terceiro artigo, Marconi pesquisa a cosmovisão mais comum em professores do ensino fundamental fase final, em escolas cristãs no Brasil. Os resultados da pesquisa demonstra que o naturalismo e o existencialismo são cosmovisões muito presentes entre os professores. Marconi faz sugestões de como proporcionar base sólida para o corpo docente na área de cosmovisão.
Rinaldi e Ribeiro afirmam que não há educação neutra e nem currículo neutro, portanto numa escola cristã, é imprescindível que a escola escreva seu currículo de acordo com a cosmovisão professada na escola.O artigo investiga a bibliografia sobre a identidade do currículo cristão e sua influência na vida escolar confessional.
O último artigo, de Carota e Forcetto, apresenta os resultados de uma pesquisa de campo com professoras para identificar a formação deles. Os autores comparam o resultado da pesquisa com a literatura produzida pela Aecep na formação acadêmica dos professores, ressaltando que a formação de cosmovisão acontece na educação continuada do docente e não em sua formação inicial.
Que você tenha uma leitura enriquecedora que leve você a refletir nas suas pressuposições, metodologia e prática educacional.
Dr. André de Souza Lima
Editor-chefe