Instruções e Políticas
A Revista Brasileira de Educação Cristã aceita artigos inéditos de autores da comunidade AECEP ou autores referendados por um membro da comunidade. O conteúdo poe abranger a educação nos âmbitos históricos, filosóficos, metodológicos, curriculares, de natureza quantitativa, qualitativa ou bibliográfica. A revista também aceita artigos traduzidos desde que autorizados pelo autor original ou pelo veículo que publicou o referido artigo.
Serão publicados também análise de documentos primários, resenhas, propostas, narrativas de práticas educacionais desde que orientadas pelas bases da educação cristã.
A publicação será submetida ao corpo editorial e deve ser revisada por um acadêmico indicado pela revista. A revisão poderá ter um custo pago pelo autor do artigo. A seleção de artigos leva em conta a relevância do tema, o alinhamento ao editorial da revista, a consistência com a abordagem educacional proposta. O revisor ou editor poderá sugerir mudanças no escopo do artigo.
Os trabalhos submetidos deverão se encaixar dentro dos seguintes eixos estruturantes:
- Erudição Acadêmica: Contempla atividades envolvendo a formação continuada dos professores, os pressupostos filosóficos, metodológicos e curriculares, bem como os processos de ensino e aprendizado referente às metodologias que são empregadas.
- Formação do caráter cristão: Contempla as atividades relacionadas com a prática da pesquisa pedagógica realizada em sala de aula ou outros espaços educativos que envolvam o processo de renovação da mente, o raciocínio bíblico, a partir das atividades propostas, envolvendo formas de relacionar e registrar o conteúdo trabalhado.
- Liderança servidora: Contempla o uso de indicadores de qualidade e a análise de resultados a partir de dados quantitativos que demonstrem a eficácia e a aplicação da Abordagem Educacional por Princípios.
- Cosmovisão cristã: renovação da mente pela Palavra e seus princípios, com o objetivo de enxergar o mundo a partir de uma visão bíblica.
Com relação à formatação do trabalho, este deverá seguir as normas padrão da ABNT:
- Fonte Arial, tamanho 12;
- espaçamento de 1,5 entre linhas;
- títulos e subtítulos em negrito (não utilizar fonte em caixa alta);
- a formatação de margens deve obedecer aos seguintes valores: superior e inferior (2,5cm), esquerda e direita (3cm). Sugere-se a utilização do modelo padrão disponibilizado para autores em formato Word, que pode ser editado, para a escrita do artigo;
- qualquer elemento inserido no texto (tabelas, gráficos, imagens etc.) deverão seguir o padrão ABNT de formatação, assim como as citações e a organização das referências;
- o artigo deve ter de 12 a 20 páginas incluindo todos os seus elementos, ou seja, do título às referências;
Serão aceitos trabalhos com no máximo três autores, sendo necessário que sejam informados os dados completos de todos eles (nome, filiação, titulação, e-mail). O artigo deverá ser escrito em português, porém é necessário que seja apresentado no trabalho o título correspondente em inglês. O resumo deve ter de 150 a 200 palavras e logo após este deverão constar as palavras-chave sendo elas no mínimo três e no máximo 5.
O artigo deverá ser organizado com a seguinte divisão:
- Título
- Resumo (também em inglês)
- Palavras-chave (também em inglês)
- Introdução
- Metodologia
- Resultados
- Discussão
- Conclusão
- Referências.
É obrigatório que ao menos umas das referências bibliográficas utilizadas no trabalho seja de um livro publicado pela AECEP.
A Rebeca não cobra taxas de assinaturas dos leitores, nem cobra taxa para submissão e publicação de seus autores.
Licença CC BY

