Revista Brasileira de Educação Cristã
https://rebeca.aecep.org.br/article/doi/10.5281/zenodo.15856991
Revista Brasileira de Educação Cristã
Pesquisa Bibliográfica Educação Emocional

A AUTOESTIMA DO PROFESSOR E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS EDUCANDOS

Vera Lucia Furquim da Silva Magaldi

Downloads: 1
Views: 86

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar o tema da autoestima do professor por meio da cosmovisão cristã, e mais especificamente por meio da Abordagem Educacional por Princípios. Este trabalho foi desenvolvido com pesquisa de abordagem bibliográfica de cunho qualitativo com o intuito de realizar registros acerca do que a literatura da área nos acrescenta a respeito do assunto abordado. A Abordagem Educacional por Princípios é uma maneira de ensinar e aprender que coloca a Bíblia como nosso texto central ao estudar os conteúdos acadêmicos. Os princípios encontrados na Palavra de Deus são a chave para levar professor e aluno a pensar e agir biblicamente. Que o professor reconheça a necessidade de autoestima elevada e assim marque a vida dos educandos de forma positiva. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, considerando um resgate literário sobre o tema da autoestima do professor que é o objetivo central deste trabalho. A importância do professor na formação e no desenvolvimento do ser humano, desde a educação infantil até a universitária, é sem dúvida um dos principais pilares para que o ser humano possa entender o mundo dentro de uma cosmovisão cristã e compreender o propósito de Deus para a sua vida aqui e na eternidade. O objetivo geral deste trabalho é levar os professores a uma reflexão sobre sua autoestima e como esta pode interferir no seu processo de ensino-aprendizagem, a formação do caráter do aluno e as consequências futuras no seu desenvolvimento.

Palavras-chave

identidade, caráter, vocação

Referências

BASSO, M. A prática pedagógica: a formação da identidade docente. São Paulo: Cortez, 1998.

BLACK, Beulah. A filosofia de uma escola cristã. São Paulo: AECEP, 2004.

BORGES, Inez Augusto. Educação e Personalidade. 1ª edição. Editora Mackenzie. São Paulo, SP, 2002.

CLAVELLO, Rogério. Descobrindo a identidade em Cristo. São Paulo: Fonte Editorial, 2013.

FERREIRA, Sérgio Rodrigues. Educação cristã por princípios. Curitiba: Ed. Evangélica, 2010.

_____________, Sérgio Rodrigues. Pedagogia da cadeira. 1ª edição. São Paulo, SP. Rádio Trans Mundial, 2010.

FERREIRA, Viviane Maria da Silva. Motivação e autoestima profissional: uma análise feita com professores da educação básica da rede pública de Garanhuns. 2019.

FONTES, Filipe - Você educa de acordo com o que adora. 1ª edição. Editora Fiel: São José dos Campos, SP, 2017.

HORTON, Michael S. O cristão e a cultura. 2ª edição. Editora Cultura Cristã: São Paulo, SP, 2022.

HORTON, Michael. A fé cristã: uma introdução ao cristianismo reformado. São Paulo: Cultura Cristã, 2002.

JEHLE, Paul. As sete colunas da sabedoria. 1ª edição. Tradução Célia Clavello. Belo Horizonte, MG. AECEP, 2008.

_________. Ensino e Aprendizagem: uma abordagem filosófica cristã. Tradução: Inez Augusto Borges – Belo Horizonte – MG. AECEP, 2015. 381 p.

JEHLE, Paul. Educação cristã: uma abordagem por princípios. São Paulo: AECEP, 2008.

SANTOS, Clóvis Roberto dos - Ética, moral e competência dos Profissionais da Educação - São Paulo, SP, Avercamp, 2010.

SOUSA, Ivanildo Alcântara De et al. A autoestima do docente na educação e seu desempenho profissional. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35027>. Acesso em: 01/06/2024.

VOLI, Franco. A autoestima do professor. 2ª edição. Edições Loyola, 2002.

WEBSTER, N. Webster dictionary 1828. Disponível em: http://webstersdictionary 1828.com/. Acesso em:  31. Maio. 2024.

686fe85da953952ee16c4693 rebeca Articles
Links & Downloads

Rebeca

Share this page
Page Sections