Revista Brasileira de Educação Cristã
https://rebeca.aecep.org.br/article/doi/10.5281/zenodo.15856852
Revista Brasileira de Educação Cristã
Pesquisa Bibliográfica Currículo

A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO BÍBLICO EM UMA ESCOLA CRISTÃ

Ana Beatriz Rinaldi, June Ribeiro

Downloads: 1
Views: 85

Resumo

Este artigo visa demonstrar a importância do currículo bíblico em escolas de confissão cristã, destacando sua relevância não apenas para a formação espiritual, mas também para o desenvolvimento integral dos alunos. Ao integrar os ensinamentos bíblicos em todas as áreas do currículo, as escolas cristãs promovem uma educação que não apenas instrui, mas também ensina o aluno a pensar biblicamente, promovendo a formação de uma cosmovisão bíblica. Para que uma escola seja de fato identificada como confessional cristã, ela deve usar um currículo centrado na Bíblia. Todo currículo está fundamentado em pressupostos filosóficos, portanto, não há currículo neutro, pois é elaborado a partir da filosofia de quem o escreveu. É possível identificar um currículo cristão através de certas características e perceber a falta de neutralidade nos currículos escolhidos pelas escolas. Em específico, este artigo se propõe investigar a bibliografia existente sobre o tema currículo cristão e suas características, bem como a confessionalidade dentro da Abordagem Educacional por Princípios.

Palavras-chave

Currículo cristão, educação, abordagem, Bíblia

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.".

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

JEHLE, Paul. Ensino e aprendizagem. Belo Horizonte: AECEP, 2007.

                   . As sete colunas da sabedoria. Belo Horizonte: AECEP, 2008.

                   Go ye therefore and teach all nations.  Plymouth, MA:   Plymouth Rock Foundation. (formato CD).2007.

                   . Heritage Of the word: history, geography, and literature. Plymounth, MA: The New Testament Christian School, 1994.

                   Ensino e Aprendizagem, uma abordagem filosófica cristã.  2     ed.  Belo Horizonte: AECEP, 2015.

LYONS, Max. A abordagem por princípios. Belo Horizonte: AECEP, 2006.

MACCULLOUGH, Martha E. Como desenvolver um modelo de ensino para a integração da cosmovisão bíblica. São Paulo: ACSI, 2005.

MEYERS, Mike. Hermeneutical of Biblical Principles used in Christian Education. Regent University. VA. 2011.

NASCIMENTO, Amós. Reflexões preliminares sobre educação e confessionalidade. Revista Educação e Missão, São Paulo, n. 1, 2003.

PAZMIÑO, Robert W. Temas Fundamentais da Educação Cristã. São Paulo: Cultura Cristã. 2008.

ROSE, James.  A guide to American Christian Education.  2.  ed  Palo Cedro, California: The American Christian History Institute, 1992.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre. Artmed, 2000.

SLATER, Rosalie June. A family program for reading aloud. São Francisco, California: Foundation for American Christian Education, 1991.

                 .   Teaching   and   Learning   America’s   Christian   History:   The Principle Approach

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político. São Paulo: Libertad, 2009.

YOUMANS, Elizabeth. Apostila do Workshop da AECEP. São Paulo, 2002.

WEBSTER, Noah. Dicionário da Língua Inglesa. 1828. Foundation for American Christian Education. Disponível em: https://webstersdictionary1828.com/  Acesso em 15/5/24:

686fe441a953952cb4102cda rebeca Articles
Links & Downloads

Rebeca

Share this page
Page Sections