Revista Brasileira de Educação Cristã
https://rebeca.aecep.org.br/article/doi/10.5281/zenodo.15856819
Revista Brasileira de Educação Cristã
Pesquisa Bibliográfica Cosmovisão

COSMOVISÃO ENTRE OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS CRISTÃS NO BRASIL

Victoria Marconi

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Resumo

O objetivo da educação escolar cristã é proporcionar à pessoa que está sendo educada não apenas a obtenção de conhecimentos variados, mas sim, a obtenção de uma visão cristã integrada e coerente de vida. Por isso, um de seus maiores desafios é a avaliação contínua da abordagem de cada uma das disciplinas que compõem o seu currículo e, inevitavelmente, esta avaliação abrange também a cosmovisão dos professores que as ministram. Esta pesquisa procurou responder em um esforço primário que cosmovisões são comuns entre os professores no ensino das ciências exatas e humanas nos anos finais do ensino fundamental em escolas cristãs no Brasil. Seu objetivo era analisar se estas correspondem ou não à promoção de uma educação baseada em uma cosmovisão cristã objetivada pela instituição escolar cristã. A metodologia adotada para a execução desta pesquisa foi a coleta de dados realizada por meio de questionários destinados aos professores das instituições de ensino envolvidas. Após coletarmos os dados em pelo menos uma escola de cada região do país, apuramos que, naturalismo e existencialismo são cosmovisões muito presentes entre os professores no ensino das ciências exatas e humanas em escolas cristãs no país. A partir destas considerações, elencamos algumas ações que consideramos válidas para suprir essa lacuna a fim de proporcionar uma base sólida para a promoção de uma educação realmente forjada a partir da (única) Verdade.

Palavras-chave

Cosmovisão, Educação Cristã, Professores

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