Revista Brasileira de Educação Cristã
https://rebeca.aecep.org.br/article/doi/10.5281/zenodo.15609823
Revista Brasileira de Educação Cristã
Pesquisa bibliográfica Formação de professores

O DUALISMO E A IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO: COMO A COSMOVISÃO CRISTÃ SE DESENVOLVE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES?

Filipe Pimenta Carota, Tânia Freitas Santos Forcetto

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Resumo

A educação hebraico-cristã tinha como propósito desenvolver instruções e disciplinas que iluminavam o entendimento, corrigiam o temperamento e formavam hábitos nos jovens para que fossem úteis nas gerações futuras. Nesse sentido, oferecer uma educação religiosa era indispensável. Essa responsabilidade recai, primeiramente, sobre os pais, e em seguida aos demais responsáveis. Desse modo, todo hebreu-cristão é um educador! Esse artigo resgata o modelo hebraico - cristão e o desenvolvimento histórico – sociocultural do processo de educação brasileira, afim de compreender como ocorre o desenvolvimento de cosmovisão na formação dos professores. A problemática central desse processo é: como se desenvolve uma cosmovisão cristã na formação dos professores? Para responder a esse questionamento, partimos de um resgate histórico da contextualização acerca da identidade da formação de professores em nosso país. Assim, realizamos uma pesquisa de campo com professores com o objetivo de identificar a sua formação e o desenvolvimento de sua cosmovisão. Comparamos a fundamentação teórica, a coleta de dados, com a literatura produzida pela AECEP, identificando que tal cosmovisão acontece, não na formação acadêmica, mas no processo de educação continuada da formação docente.

Palavras-chave

Educador, Cosmovisão, Formação, Identidade.

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Submetido em:
01/03/2025

Revisado em:
01/04/2025

Aceito em:
06/06/2025

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