O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS RELAÇÕES COM O CORPO DOCENTE: APLICANDO A MENTORIA COMO FERRAMENTA NA ALIANÇA POR UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA
Eliane Lovizotto Rigotti, Filipe Pimenta Carota
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal compreender o trabalho do coordenador pedagógico diante da mentoria e da aliança com a sua equipe. Metodologicamente, este trabalho qualitativo busca realizar uma revisão bibliográfica a partir dos conceitos relacionados ao gestor, sua atuação e o delineamento do seu referencial de trabalho em uma escola na Abordagem Educacional por Princípios. A integração com o corpo docente depende da posição desse profissional nas relações constituídas a partir de uma abordagem educacional que leva em conta a concepção do ser humano e da educação. Como loco de trabalho temos as escolas que utilizam uma Abordagem Educacional por Princípios, uma vez que elas se propõem à excelência acadêmica, bem como a integração dos princípios cristãos às práticas pedagógicas. Uma pesquisa bibliográfica permitiu analisar a concepção de gestão escolar na literatura, fundamentada na legislação nacional, e compará-la com autores cristãos. Como resultados identificamos que a aliança voluntária do coordenador que tem uma identidade cristã cria estratégias conjuntas de integração baseadas na excelência e erudição acadêmica a partir de uma liderança servidora.
Palavras-chave
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Submetido em:
06/01/2025
Revisado em:
01/04/2025
Aceito em:
10/06/2025
